Angiologia 
É a utilidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos   (artérias e veias) e vasos linfáticos, como varizes, aneurismas e obstruções arteriais. Atua em conjunto com a cirurgia  vascular que se ocupa do tratamento cirúrgico das ditas doenças.

Quando procurar pelo atendimento desse especialista?
É importante visitar o consultório desse profissional para fazer a prevenção de diversas doenças que podem causar  problemas graves na saúde. existem alguns sinais que indicam a necessidade de buscar o angiologista. Dores nas  pernas, inchaço, formigamento, sensação de peso, cãibra e cansaço podem ser algumas das manifestações causadas por problemas vasculares. Fique atento e procure o médico assim que notar.


Corpo clínico:

 Dr. Gilmar da S. Santos
 Dr. Walter Maciel de S. Junior

 

Cardiologia
É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

Quando devo consultar um Cardiologista?
Deve-se consultar um cardiologista, basicamente, em duas situações: para orientação preventiva e para tratamento de alguma doença.

I - Cardiologia Preventiva:
a - Sabendo que a maior causa de morte atualmente é por problemas cardiovasculares e ao que tudo indica, essa incidência tende a aumentar, todos os adultos, a partir de 18 anos de idade, mesmo que aparentemente saudáveis, deveriam consultar,  o cardiologista, para se orientarem, adequadamente, a respeito de seus próprios riscos cardíacos e da diversas possibilidades atuais oferecidas como tratamento preventivo .
Apesar das altas taxas de mortalidade por problemas cardiovasculares, é importante deixar bem claro que a maioria das complicações podem ser evitadas quando o diagnóstico é precoce e o paciente investe na PREVENÇÃO.

b - Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física

c - Antes de submeter-se a algum procedimento cirúrgico


Corpo clínico:

 Dr. Márcio Nascimento
 Dr. Pedro Calmon
Dr. Ednilson Junior
Dr. Eduardo Perrone

Dr. José Caio Henri

Clínica Médica ou popularmente clínico geral.
É o primeiro médico que qualquer pessoa procura quando está com problemas.

O clínico geral é um profissional da Medicina com amplo conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano em seu conjunto. Ele é responsável por acompanhar e diagnosticar possíveis problemas de saúde em seus pacientes. O trabalho dele pode ser entendido como identificar sintomas, pedir e analisar exames, prescrever medicamentos, encaminhar pacientes para especialistas adequados e tratar doenças que não necessitam de intervenções cirúrgicas. 
Normalmente, é o primeiro médico que qualquer pessoa consulta quando está com algum problema.
O clínico geral precisa ter consciência e conhecimento necessário para não encaminhar problemas simples para as outras especialidades e evitar a realização de exames desnecessários.


Corpo clínico:

Dr. Roriosvaldo Nery
​Dr. Wendell Nogueira

 

Dermatologia
É uma especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. É também especialidade indicada para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos, oncológicos.

O dermatologista atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele. Veja algumas doenças que os  dermatologistas tratam: acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase (lepra) e câncer da pele. O profissional  também é habilitado para tratar de doenças nas mucosas, como afecções na boca, lábios,  gengiva, língua e também na área genital. Neste caso enquadram-se as doenças sexualmente transmissíveis (DST) ou doenças venéreas.

Corpo clínico:

Dra. Rosangela Cunha

Fisioterapia 
É a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

O fisioterapeuta inicia um atendimento realizando um diagnóstico fisioterapêutico do paciente. Ele analisa e interpreta exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identificar alguma possível lesão. Observa também os movimentos do paciente, se tem dificuldade motora ou sente dor.
A partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado. O tipo varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada.

Endocrinologia
É a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam. As glândulas são órgãos do corpo humano que liberam os hormônios na corrente sanguínea. Já os hormônios, por sua vez, são substâncias     que regulam o funcionamento de diversas funções do nosso organismo.
  
Quando uma glândula para de funcionar corretamente, causa uma série de problemas e é o endocrinologista o médico que  irá auxiliar o paciente a reverter esse quadro. Além disso, doenças relacionadas ao metabolismo também são tratadas por este profissional da medicina.



Corpo clínico:

Dr. Carlos Teixeira

 

Gastroenterologia 
É a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela cirurgia do aparelho digestivo.

Quando ir ao gastroenterologista
A ida ao gastroenterologista é indicada quando há sintomas que envolvam órgãos relacionados à digestão, como pro exemplo o esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado. Assim, caso a pessoa sinta enjôo, dor abdominal, diarreia, aumento da barriga ou queimação no estômago, por exemplo, é indicado consultar o gastro.




Corpo clínico:

Dr. Fernando Bastos
Dr. Roriosvaldo Nery

Ginecologia
É a prática da medicina que lida diretamente com a saúde do aparelho reprodutor feminino e mamas. Seu significado literal é "a ciência da mulher". É paralela à andrologia, que lida especificamente com questões ligadas ao aparelho reprodutor masculino.
 
O principal objetivo do exame ginecológico é a avaliação dos órgãos pélvicos internos e externos femininos: o útero, os ovários, as trompas de falópio, colo do útero, a vagina e os grandes e pequenos lábios. Também são observados sinais de câncer nas mamas. Deste modo, podem ser detectadas infecções nos rins, bexiga, ou do sistema urinário, ou outras situações que podem afetar a saúde global da mulher.

                                                       A mastologia 
Ou senologia é especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o especialista que estuda, previne, diagnostica, trata e reabilita todas as doenças da mama.


A mastologia, além de previnir, tem como principal objetivo alertar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. 
 
 

Nefrologia 
É uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.

Os princiapais objetivos dentre as diversas atividades do especialista em Nefrologia, se destacam o diagnóstico e o tratamento de infecções urinárias, nefrites, pedra nos rins, doença renal crônica e doenças renais císticas. Além disso, é ele quem pode orientar, indicar e acompanhar o tratamento de hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal. Procure um especialista e cuide da saúde dos seus rins!



Corpo clínico:

Dra. Carolina Teixeira
 

Neurologia
É a especialidade médica que estuda e trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso: cérebro, medula, nervos e músculos. O Neurologista é o médico que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas do sistema nervoso. Fornece o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos.

Principais objetivos 
A função do médico neurologista é investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, problemas de memória, distúrbios dos movimentos, crises convulsivas e epilepsia.


Corpo clínico:

Dr. Marcel Leal

A Neuropediatria é o ramo da neurologia que se dedica ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. Devido às características do desenvolvimento infantil, possui importância no controle de doenças com comprometimento neurológico.
A Neuropediatria é uma subespecialidade da Neurologia e uma área de atuação da Pediatria, capaz de estudar, diagnosticar e tratar crianças e adolescentes com diversos tipos de patologias do sistema nervoso. 

O Neuropediatra na maioria das vezes, as crianças são levadas pelos pais ao primeiro atendimento com esse especialista por indicação do pediatra. Eles observam um comportamento que por vezes foge ao comum ou referem dores e sintomas sentidos ou percebidos: às vezes a criança demorou para conseguir sentar-se sem apoio, teve dificuldades em aprender a engatinhar ou tardou demais a começar a falar. Esses marcos de desenvolvimento neuropsicomotor são os fatores de atenção que os responsáveis mais notam e comunicam ao pediatra. Infantes em idade escolar costumam ser pacientes recorrentes dessa especialidade: são problemas com o rendimento acadêmico, deficiência intelectual ou altas habilidades cognitivas, dislexia, dislalia, convulsões e cefaleias constantes que acendem o sinal de alerta. 

Contar com um pediatra nessas horas faz toda a diferença, pois além de se preocupar com a saúde da criança, ele será capaz de orientar os pais da melhor forma durante todo o tratamento e ainda, se julgar imprescindível, indicar a neuropediatria para atuar em conjunto. 


Corpo clínico:


Dr. Solon Santana Fontes Filho

Nutrição 
É a atividade que estuda a fundo as propriedades dos alimentos e busca soluções para promover a saúde a partir da alimentação. É uma profissão que tem tudo a ver com vida saudável, qualidade de vida e consciência a respeito daquilo que a gente come.

O termo nutrição caracteriza uma sequência de processos do organismo, que englobam a ingestão do alimento, sua digestão, a absorção dos nutrientes, o metabolismo e a excreção. Esses processos têm por objetivo produzir energia e manter as funções vitais do organismo.

A função básica de um nutricionista é avaliar o organismo do indivíduo e todas as suas necessidades calóricas no dia a dia. E, a partir dessa análise, definir uma dieta personalizada de acordo com as demandas calóricas e nutricionais de cada um.

Corpo clínico:

Beatriz França
Cleidsson Santana
Tárcia Luciele

Ortopedia 
é a especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos músculos, dos tendões, articulações e ligamentos, e tudo o que relaciona-se ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.

A Ortopedia está diretamente relacionada à Traumatologia que é a especialidade médica que lida com as lesões corporais resultantes de traumatismos do aparelho músculo-esquelético, focando-se porém em lesões ósseas e tendinosas da coluna, bacia, e membros superiores e inferiores, sendo que outros tipos de traumas deverão ser atendidos pela especialidade à qual relacionam-se.

Corpo clínico:

Dr. Mateus Fialho
 

Otorinoralingologia
O termo otorrinolaringologia vem da união das palavras gregas ous (ouvido), rhinós (nariz), larynx (laringe ou a parte alta do sistema respiratório) e o sufixo logos, que significa estudo ou ciência de algo. Em outras palavras, otorrinos são médicos peritos no que compreende nosso nariz, garganta e ouvidos, e acredite, muitos problemas estão relacionados a essas três partes da nossa anatomia, mesmo que não aparentem gravidade em um primeiro momento.

O otorrino pode desempenhar tanto cirurgias plásticas, como rinoplastia e otoplastia, que são as correções estéticas do nariz e das orelhas, como também pode tratar de complicações mais rotineiras, que é o caso de pequenos incômodos nas vias respiratórias e auditivas. Quando os sintomas são mais graves, porém, configuram a necessidade de urgência médica especializada, a exemplo de um nariz quebrado, sangramentos nas vias da face ou objetos inseridos na garganta, nariz e ouvidos, situações mais recorrentes no atendimento a crianças.




Corpo clínico:

Dr. Danilo Matias
Dra. Vanessa Silva Morais

Pediatria
É a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Pessoas como crianças e adolescentes, se estiverem com doenças, devem dirigir-se ao seu pediatra.

O que se faz em Pediatria?
No aspecto preventivo, o pediatra desenvolve ações como orientação aos pais para garantir um crescimento e desenvolvimento saudáveis aos filhos, como o aleitamento materno e a prevenção de acidentes, além de realizar imunizações e vacinas.





Corpo clínico:

Dra. Judith Maria
Dra. Niedja Araújo

 

Psicologia 
É o estudo científico da mente e do comportamento. O estudo dessa área é multifacetado e inclui sub-campos, como áreas de desenvolvimento humano, esportes, saúde, comportamento clínico, social e processos cognitivos.

A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”. Como ela é uma ciência, tenta investigar as causas do comportamento.  Consequentemente, usa procedimentos sistemáticos e objetivos de observação, medição e análise, apoiados por interpretações teóricas, generalizações, explicações e previsões.
Parece impossível estudar a máquina mais complexa da terra, que é a mente humana. Embora não possamos observar diretamente a mente, tudo o que fazemos, pensamos, sentimos e dizemos é determinado pelo funcionamento dela.



Corpo clínico:

Ana Patrícia
Daiane Santos
Fabiana Reis

 

Psiquiatria 
É uma das especialidades da Medicina, e basicamente é responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral.

A avaliação psiquiátrica envolve, além de uma avaliação médica geral, o exame do estado mental e a história clínica psiquiátrica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais.
Os medicamentos psiquiátricos, ou psicofármacos[1] são parte importante do arsenal terapêutico, o que é único na Psiquiatria, assim como procedimentos não farmacológicos, ou "físicos" como a eletroconvulsoterapia e Estimulação magnética transcraniana por exemplo. A psicoterapia também faz parte do arsenal terapêutico do psiquiatra, embora também possa ser utilizada por outros profissionais de saúde mental, como Psicólogos.


Corpo clínico:

Dr. Renato Arimateia

Reumatologia
É a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos. Estas patologias são muitas vezes designadas de doenças reumáticas.

As doenças reumatológicas geralmente se manifestam em forma de lesões e inflamações que acometem a estrutura musculoesquelética do paciente, causando dor e limitação.
Existem mais de cem tipos de doenças reumatológicas identificadas pela medicina. As maiores vítimas dessas patologias, que atingem a estrutura musculoesquelética, são as mulheres. Embora homens também sejam acometidos por algumas dessas doenças reumáticas, é o sexo feminino que tende a sofrer mais com os transtornos causados pelas patologias. 
Se você tem dor ou edema nas articulações , dor pelo corpo ou outros sintomas que levem a suspeita de uma doença reumática , agende uma avaliação com um reumatologista.



Corpo clínico:

Dr. Bernardo Dultra

Urologia 
É uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor das pessoas do sexo masculino. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).

A urologia combina o acompanhamento de condições não-cirúrgicas como, por exemplo, infecções do trato urinário, e de condições cirúrgicas, como a correção de anomalias congênitas e o tratamento cirúrgico de cânceres. Estas anomalias na região genital são conhecidas como distúrbios geniturinários.
A urologia está relacionada às áreas médicas da nefrologia, andrologia, ginecologia, proctologia e oncologia.


Corpo clínico:

Dr. Lucas Bitencourth

Ultrassom
Também chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e investigadas por um médico.
Pelo fato de transmitir as imagens em tempo real, tal técnica é muito importante para o estudo do funcionamento dos órgãos.



Corpo clínico:

Dra. Dejanira de A. Mello