Ecocardiograma
Ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do som. Nosso corpo tem diferentes tecidos e com isso diferentes graus de refração de ondas sonoras.
 
A ecocardiografia pode fornecer imagens estáticas e em movimento dos músculos e das valvas cardíacas. Podemos medir o tamanho do coração, analisar sua força de bombeamento do sangue, e o mapeamento em cores do fluxo sanguíneo pela técnica Doppler, permitindo identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas, Isso nos ajuda a entender se está ocorrendo um estreitamento ou alargamento das valvas cardíacas.Há várias modalidades de ecocardiograma, mas as mais modernas, em associação com o Doppler, oferecem imagens coloridas em 3D, capazes de possibilitar a visualização de detalhes anatômicos e funcionais mínimos do coração.

O exame também pode ser realizado no feto em gestação, permitindo um diagnóstico muito precoce de eventuais anomalias cardíacas e possibilitando intervenções ainda no interior do útero.

Ultrassonografia com Doppler

A ultrassonografia com doppler é um importante exame de imagem, que auxilia o médico a avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue. Também conhecido como eco-doppler colorido, o exame é solicitado em caso de suspeita de estreitamento, dilatação ou oclusão de alguma veia.
 
 
Além disso, o ultrassom com doppler também é muito solicitado para avaliar tromboses, aneurismas ou varizes, também durante a gravidez. Com ele, é possível identificar se o fluxo sanguíneo da mãe para o feto está ocorrendo adequadamente. Nesse caso, o exame é conhecido como doppler fetal.

Eletrocardiograma

Um eletrocardiograma é a reprodução gráfica da atividade elétrica do coração durante o seu funcionamento, registada a partir da superfície do corpo.

Eletrocardiograma é um exame inicial de avaliação da saúde cardiovascular, a fim de detectar algumas anormalidades cardíacas. Também conhecido como ECG, é um exame também solicitado pelo cardiologista para acompanhar a evolução de algumas doenças, assim como para avaliar a eficácia de medicamentos para arritmia ou marca-passos. O eletrocardiograma ou (ECG) é feito com um aparelhinho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso.

Holter de 24
O holter de 24 horas é uma espécie de eletrocardiograma, só que de longa duração. O exame carrega esse nome por causa do aparelho usado – o tal holter – e porque mede o funcionamento do coração durante o dia inteiro.

O teste é indicado especialmente no diagnóstico de arritmias cardíacas, uma vez que registra os batimentos cardíacos em um longo intervalo de tempo. O médico também costuma pedi-lo quando há sintomas como desmaio, palpitação, tontura e suspeita de fibrilação atrial. 
Cabe destacar que a pessoa segue com sua vida normal. Ela trabalha, dorme e come enquanto o holter faz seu serviço. Só não pode tomar banho com o aparelho – melhor se lavar antes.

No dia seguinte, as informações do aparelho são recolhidas e analisadas. É comum que se peça ao paciente para, paralelamente, anotar em um diário suas principais atividades do dia e eventuais sintomas sentidos.

Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais e também durante o sono.

O mapa 24 horas é um exame que pode fazer parte da lista dos exames de check-up. Consiste na instalação de um aparelho no paciente, cujo objetivo é monitorar a pressão arterial a cada 15, 20 ou 30 minutos durante 24 horas seguidas. Para realizar o exame, é instalado um manguito para medida da pressão arterial no braço do paciente. Esse manguito é acoplado a um pequeno gravador, que fica na cintura ou em uma pequena bolsa.
 

ultrassonografia
A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de imagem diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região.
 

A ultrassonografia é um procedimento simples, rápido e não possui restrições, podendo ser feito sempre que o médico achar necessário, não sendo necessário esperar entre um ultrassom e outro. No entanto, é importante que seja verificado se existe alguma recomendação para a realização do exame, como encher a bexiga ou tomar medicamentos para eliminar o excesso de gases, já que isso pode dificultar a visualização dos órgãos.