A Clínica Santa Maria é uma empresa que nasceu em 09 de julho 1996 na cidade de Alagoinhas, tendo como filosofia de trabalho uma prestação de serviços de saúde baseado na ética, humanização, segurança e qualidade procurando sempre investir em melhorias técnicas e profissionais para oferecer a comunidade de toda região serviços mais modernos e de qualidade.

Missão
Prestar um serviço de excelência em saúde através de um atendimento humanizado, e que coloque a satisfação do cliente como objetivo principal.

Visão
Ser a principal referência em atendimento ambulatorial, para prevenção e tratamento,  na microrregião de Alagoinhas.

Valores fundamentais
Imparcialidade e isenção

A Clínica SANTA MARIA promove o respeito pela igualdade de oportunidades, sendo que todas as práticas, políticas e procedimentos laborais, devem ser orientados no sentido de impedir a discriminação e o tratamento diferenciado em função da raça, gênero, orientação sexual, credo, estado civil, deficiência física ou de opiniões de outra natureza, origem étnica ou social, naturalidade ou associação sindical. Os profissionais do Grupo SANTA MARIA devem ser isentos nos seus juízos e opiniões e independentes de interesses políticos, econômicos ou religiosos nas suas decisões. Devem igualmente pautar a sua atuação por rigorosa objetividade e imparcialidade.

Responsabilidade
Os profissionais devem respeitar e incentivar os valores da Clínica SANTA MARIA, promovendo a cooperação e a responsabilidade institucional. Os profissionais devem adotar uma conduta responsável que os prestigie a si próprios e a Clínica SANTA MARIA, usar de reserva e discrição e prevenir quaisquer ações susceptíveis de desprestigiar e comprometer a clínica. Os profissionais devem cumprir as suas obrigações de forma responsável e zelosa, procurando a excelência de desempenho, mesmo em circunstâncias difíceis.

Profissionalismo
Os profissionais devem adotar em todas as circunstâncias um comportamento competente, correto e de elevado profissionalismo. A Clínica SANTA MARIA deve promover o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos seus profissionais, nomeadamente através de ações de formação, incentivando-os a manter uma vida profissional e pessoal equilibrada. Os profissionais devem procurar desenvolver e atualizar de forma contínua os seus conhecimentos e competências, e tirar o melhor aproveitamento das ações de formação promovidas pela organização. A qualidade dos serviços que a Clínica SANTA MARIA, presta à comunidade e a eficiência no desempenho das suas funções, devem ser um dos objetivos principais dos seus profissionais.

Integridade
Os profissionais da Clínica SANTA MARIA devem pautar a sua atividade segundo critérios de honestidade pessoal e integridade de caráter, abstendo-se de, por quaisquer formas, criar ou manter situações de favor ou irregulares.
Os profissionais da Clínica SANTA MARIA, não podem, pelo exercício das suas funções, aceitar ou solicitar quaisquer dádivas, presentes ou futuras, de qualquer natureza, devendo ao inverso esforçar-se por ganhar a confiança e consideração da comunidade em geral.
Cabe aos profissionais informar os seus responsáveis de qualquer situação irregular que beneficie alguém em prejuízo de outrem ou da própria Clínica, Os profissionais comprometem-se a não exercer qualquer atividade profissional externa que interfira com a atividade que desenvolvem na empresa. A segurança, saúde e bem-estar dos profissionais é uma prioridade de nível máximo da Clínica SANTA MARIA. Todos os profissionais devem conhecer e cumprir as normas de higiene e segurança no trabalho, bem como reportar quaisquer não conformidades verificadas, respeita e reconhece que os direitos humanos devem ser considerados fundamentais e universais, pautando a sua conduta pelo seu rigoroso respeito.

Segredo profissional
Os profissionais da Clínica Santa Maria, devem cumprir com o máximo rigor as normas legais e as orientações das entidades competentes em matéria de proteção de dados pessoais, nomeadamente no respeito pelos mais elevados padrões de segredo profissional no acesso, gestão e processamento da informação clínica, desta forma todos os funcionários da Clínica terão que assinar um termo de confidencialidade comprometendo se a não copiar, não acessar e divulgar indevidamente os dados médicos dos pacientes, por entender que poderá responder a sanções estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina, pela Lei das Contravenções Penais, pelo Código Penal e pela Constituição Federal.
Nos termos da legislação vigente sobre segredo profissional, o relacionamento da Clínica Santa Maria, com os pacientes deve pautar-se pela observância de uma estrita confidencialidade e pelo cumprimento dos deveres que sobre os profissionais impedem, designadamente, o dever de não revelar ou utilizar informações sobre fatos e pessoas, a não ser mediante autorização expressa ou nos casos previstos na lei. Nos contatos com os pacientes e com o público em geral e sem prejuízo do dever de sigilo, os profissionais estão adstritos à máxima discrição e particular cautela, tanto na forma e conteúdo, como nos meios utilizados para a transmissão das informações.

Relações interpessoais
Todos os profissionais da Clínica Santa Maria, devem contribuir para a criação e manutenção de um bom ambiente de trabalho, nomeadamente, através da colaboração e cooperação mútua, devendo para esse fim não procurar vantagens pessoais à custa de outros profissionais, implementando as decisões que sejam tomadas de acordo com as políticas da empresa, ou incentivando e apoiando a sua aplicação.

Respeito pelo ambiente
Os profissionais da Clínica Santa Maria no exercício da sua atividade devem promover uma utilização racional dos meios que são colocados à sua disposição por forma a evitar desperdícios e danos ambientais, promovendo a reutilização e reciclagem sempre que tal seja possível.